Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

iTUGGA

Blog de um português...

iTUGGA

Blog de um português...

O Benfica pode ser suspenso das competições profissionais de futebol?

Esta é a pergunta que todos os adeptos do Benfica fazem. Na minha leiga opinião, a resposta é NÃO. Dificilmente poderão condenar o Benfica a ficar suspenso de competições profissionais, perante o despacho em causa. Mas vamos por partes.

 

O Ministério Público enviou uma cópia do despacho de acusação para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Ou seja, para que estes organismos consigam perceber os crimes de que o Benfica é acusado, e possam analisar se os factos desses ilícitos criminais correspondem a ilícitos disciplinares.

 

Neste caso o que está em causa é a alegada prática de factos que possam constituir o ilícito de corrupção, o uso indevido de informação e simultâneamente a vantagem indevida que supostamente tem como beneficiário a Benfica SAD.

 

Tendo em conta a panóplia de factos que estão nesta acusação, poderá haver consequências estritamente penais. Ou seja, as provas não são suficientemente fortes para que o M.P. possa aplicar uma medida acessória conforme está previsto no despacho da acusação. Até porque, os factos que estão em causa são apenas indiciários e não tipificados: que informação foi passada a Paulo Gonçalves? A informação é relevante para merecer a censura em julgamento? Paulo Gonçalves agiu por vontade própria ou em nome do Benfica? - vou fingir, que acredito, que o Presidente não tinha conhecimento de nada.

 

 

Logo, do ponto de vista desportivo, supostamente não há acusação suficientemente forte para existirem penalizações desportivas. Judicialmente, a matéria toma outros contornos... mesmo sem consequências desportivas haverá sempre suspeitos e a permanência de algumas pessoas da direcção estará em causa.

 

Encarem este texto como um devaneio de um gajo que não gosta de futebol, mas que fica "triste" com o caminho que está a ser tomado pelos supostos donos disto tudo...

  • 6 comentários

    Comentar post